[ESPECIAL 155 ANOS] Caranguejo é símbolo maior da culinária de Aracaju

Comunicação Social
12/03/2010 11h35
Início > Notícias > [ESPECIAL 155 ANOS] Caranguejo é símbolo maior da culinária de Aracaju

Por Agatha Cristie (estagiária)

Ele mora na lama e anda de lado. Lendo assim parece se tratar de uma coisa ruim, mas estamos falando de um dos pratos mais deliciosos da culinária aracajuana: o caranguejo. Eleito por duas vezes pela revista Veja como o melhor prato da cidade, o crustáceo é a opção perfeita para saborear o melhor da culinária de Aracaju.

"Nós aracajuanos precisávamos de uma comida que nos identificasse. A Bahia, por exemplo, tem o acarajé, nós temos o caranguejo. Há 10 anos tenho esse bar e percebo que Aracaju talvez seja hoje a única cidade do país que tem a cultura de comer caranguejo", declara José Hamilton Santana, dono de um bar e restaurante localizado na Passarela do Caranguejo, na Orla de Atalaia.

O crustáceo também desperta a curiosidade de turistas que visitam a capital da qualidade de vida. "Atendemos todos os clientes com muito carinho, mas damos uma atenção especial aos turistas, porque geralmente eles pedem caranguejo e nem sabem como comer. Então, damos toda assistência que eles precisam, ensinamos como quebrar o caranguejo e ainda garantimos uma mesa sempre limpa e uma cerveja sempre gelada", explica o garçom Ricardo Machado.

Confira a matéria completa no hotsite dos 155 anos de Aracaju